sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

CUIDADORES – ESSES ANJOS MARAVILHOSOS!!!

Existem pessoas entre nós que são como anjos da guarda encarnados. São os conhecidos "cuidadores" – são familiares, amigos, enfermeiros, enfim pessoas que cuidam de doentes, idosos, que precisam de auxilio. São seres altruístas que merecem todo o nosso respeito!
Muitas vezes voltamos a nossa atenção para a pessoa atendida mas não para a pessoa que a atende. Esse anjo – o cuidador – merece uma atenção muito especial também! Pois muitas vezes em prol da pessoa cuidada ele fica em segundo plano.
Assim como devemos ter empatia pela pessoa que está sendo cuidada, também temos que ter com a pessoa que cuida. Ela, muitas vezes, abre mão de muitas coisas do seu dia-a-dia em prol do outro e com o tempo pode ficar doente também, desenvolver problemas de saúde como stress, depressão, etc.
Então procure observar essa pessoa também. Sua comunicação verbal e não-verbal. Às vezes, são pessoas que não reclamam, fazem tudo pelo outro! Claro, que temos os reclamões também! Mas na maioria, são criaturas de bom coração!!!! Que também precisam de atenção e carinho. Muitas vezes, não dizem suas necessidades, tudo está bom, pois não querem incomodar.

Pesquise, veja se está pessoa dorme bem, se alimenta bem, tem uma atividade, nem que seja esporádica, só dela. Nem que seja, uma caminhada matinal de meia hora. É importante ter um espaço só dela!
Em muitas ocasiões toda a casa funciona em função daquela pessoa que tem uma necessidade especial. Com enfermeiros e pessoas estranhas ao convívio familiar entrando e saindo da sua casa toda a hora. Principalmente, nestes casos, é bom buscar um lugar na casa só do convívio familiar. Para as pessoas poderem conversar, terem momentos de privacidade, "seu cantinho especial". Se na casa não dá, que seja no pátio, na sacada. E/ou que se crie aquele momento especial, que não têm pessoas estranhas à família, seja uma refeição ou o momento do chimarrão.
Privacidade é um bem precioso, que precisamos ter em algum grau!
Acredito na corrente do bem! Você faz bem a alguém sem pedir nada em troca e esse alguém um dia fará bem a outra pessoa e assim segue a corrente! Mas todos merecem pelo menos um: Obrigado ou Muito obrigado! Pelo trabalho que é feito. A pessoa se sente valorizada, mesmo que seja remunerado seu trabalho! O reconhecimento que seus feitos são reconhecidos e valorizados, dá um animo maior para a tarefa a ser realizada.
Então para que o espaço de seu lar seja harmonioso "cuide do cuidador" também e para ajudar a tirar as energias carregadas da casa, tenha muitas plantas e flores (se não tiver ninguém alérgico, é claro!). Use no ambiente spray com os florais Kainnon: F3 (proteção); F5 (amor, sempre e em qualquer ocasião!); F6 (para convívio familiar harmônico) e F9 (saúde).

texto por Andrea Leandro

Mais informações no meu blog http://harmonizacaodeespacos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

ORAR É SEMPRE BOM

Bom dia amados do coração! Que a luz da Mãe Divina esteja com vcs! Orar é sempre preciso e é algo abençoado de se fazer. ...